Ansiedade: Causas e Sintomas
- AnsiedadeCotidiana
- 6 de dez. de 2017
- 2 min de leitura
Atualizado: 12 de dez. de 2017

Os Transtornos de Ansiedade podem ser considerados como os principais males do mundo moderno.
A rotina corrida e os diversos compromissos diários, somados ao estresse, pressões profissionais, fobias e privações socais constantes, potencializam o desenvolvimento desses tipos de desordem mental.
Um dado alarmante da segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), 33% da população mundial sofre de algum tipo de Transtorno de Ansiedade, e os brasileiros figuram entre os primeiros dessa lista.
Como consequência disso, os Transtornos de Ansiedade são a terceira causa dos afastamentos profissionais no país, gerando gastos de mais de R$ 200 milhões anuais em pagamentos de benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Alarmante, não é mesmo?
O que é Ansiedade?
1.grande mal-estar físico e psíquico; aflição, agonia."a demora no atendimento causava-lhe a."
2.fig. desejo veemente e impaciente."com grande a. aguardava o seu casamento"
Os motivos que desencadeiam o sentimento de ansiedade podem estar relacionados a eventos que ainda vão acontecer, ou podem habitar somente a mente do indivíduo, com a possibilidade de que os fatos nunca venham a ocorrer.
Diante de todas essas questões, é comum o autodiagnostico. Muitas pessoas se autointitulam como ansiosas, mas nem todas apresentam Transtornos de Ansiedade.
A ansiedade não deve ser interpretada apenas como vilã. Se considerarmos que ela nos impulsiona para a ação e integra nosso instinto de sobrevivência, vemos que também é um elemento necessário e, por vezes, positivo.
Também é comum confundir estresse com ansiedade, já que os dois quadros andam lado a lado e desenvolvem alguns sintomas semelhantes.
Porém, em muitos casos, essas sensações de tensão, preocupação e desgaste emocional se prolongam por grandes períodos e deixam de ser algo natural e esporádico, tornando-se um estado permanente e excessivo, que passa a afetar negativamente a vida das pessoas.
O problema se agrava quando a ansiedade se torna altamente prejudicial, causando limitações no funcionamento adaptativo do indivíduo.
CONHECENDO OS TRANSTORNOS DE ANSIEDADE:
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG);
Pânico;
Estresse Pós Traumático;
Síndrome do Pânico;
Transtorno Obsessivo-compulsivo (TOC);
Fobias;
Ansiedade – Sintomas Físicos
Tremores;
Falta de Ar;
Dor no peito(Sensação de Infarto);
Fome incontrolável;
Diarreia;
Tensões nos músculos;
Taquicardia;
Sudorese;
Dilatação das pupilas.
Estratégias para controlar a ansiedade
Leia sobre o assunto;
Praticar atividade física;
Praticar meditação;
Ouvir Música;
Manter alimentação saudável.
Todos passamos por momentos de ansiedade. Se forem muito frequentes ou muito intensos, podem indicar a necessidade de auxílio de profissionais especializados. Converse conosco, nós do Ansiedade Cotidiana estamos aqui para lhe ajudar.
Comentarii